História

Devido ao número crescente de crianças sem escola, a Primeira Igreja Batista em Gameleira resolveu criar um projeto com o fim de atender á comunidade carente da Ilha de Itaparica, em vista de suas necessidades nas seguintes áreas: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Alfabetização de Adultos. Este foi passado na época, para a chefa de gabinete - Jaciane Assunção Sales, que buscou junto ao prefeito Dr. Nicandro de Macedo, uma parceria para ajudar os funcionários da mesma. E no dia 20 de janeiro de 2007, surge então, a 1ª etapa com o nome de CENTRO COMUNITÁRIO BATISTA EBENÉZER, situado à Av. Central, 323 – Gameleira, Vera Cruz - Bahia, que era composto de 1 (um)  pavilhão com 6 salas de aula, (atualmente 5), 1 (uma) cantina, 1 (uma) secretaria, 1 (uma) diretoria e 4 (quatro)  banheiros. Quanto às séries, tínhamos o pré-escolar, o ensino fundamental I e a Alfabetização de Adultos.
O ano letivo foi iniciado no dia 05 de março de 2007, com 75 alunos, mas, no mês de abril já tínhamos 150 alunos matriculados. Porém, em 2008 funcionamos também, com o 6º Ano do fundamental II, mas devido algumas dificuldades, não funcionamos no ano seguinte. Tivemos neste ano 200 alunos matriculados, inclusive alfabetização de adultos.
Hoje nossa escola comporta aproximadamente 220 alunos, 22 funcionários (sendo 08 professores regentes, 02 auxiliares de ensino e é assistida pela atual Secretária da Educação de Vera Cruz. Seus trabalhos prosseguem sob a gestão da Srª. Dilma Campos Assunção.
Nossa escola possui pátio, biblioteca, 03 computadores para alunos e professores trabalharem com projetos e pesquisas, com acesso a Internet, cantina com fogões industrial e professores habilitados a exercerem suas funções profissionais nas áreas de ensino, ultrapassando dos seus limites maternais.
Atualmente ministra Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1ª a 5ª Ano e Curso Educação de Jovens e Adultos.  O CENTRO COMUNITÁRIO BATISTA EBENÉZER também passou a ser uma escola inclusiva oficialmente desde o ano de 2008, embora já atendesse alunos com necessidades especiais, contamos com atendimento psicológico, dentário (fora da escola).
 Atualmente se percebe um ponto importante no desenvolvimento da educação praticada nesta escola: a equidade, isto é, aqui se busca propiciar as condições de acesso, permanência e sucesso do processo educacional.
Está em nossas mãos, educadores, pais e outras pessoas da sociedade de hoje, estabelecer uma nova forma de vida inspirada em uma cultura de paz, amor, cooperação, disciplina, justiça, esperança, lealdade, otimismo, comprometimento e sucesso.